Silas Câmara pode se licenciar e abrir vaga para João Carlos na Câmara Federal

Amazonas Política

Nos bastidores da política amazonense, aumentam os rumores de uma possível licença do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), o que abriria espaço para a entrada do primeiro suplente da legenda, o vereador de Manaus e pastor da Igreja Universal, João Carlos (Republicanos).

Vale ressaltar que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) chegou a cassar o mandato de Silas Câmara por gastos ilícitos de recursos durante a campanha eleitoral de 2022. No entanto, a decisão foi posteriormente revertida pelo próprio tribunal, e, com isso, o parlamentar não corre mais o risco de perder o mandato.

Silas, que é uma das principais lideranças evangélicas da bancada amazonense, tem forte ligação com o grupo político do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida. Nos últimos meses, porém, ele tem se movimentado politicamente para se reaproximar de nomes, como o senador Eduardo Braga (MDB), pré-candidato à reeleição, e o senador Omar Aziz (PSD), cotado para disputar novamente o governo do Estado nas eleições de 2026.

Nas eleições de 2022, o Republicanos elegeu dois deputados federais pelo Amazonas: Silas Câmara, com 125.068 votos, e Adail Filho, com 90.028 votos. João Carlos ficou como primeiro suplente da legenda, com 44.085 votos.

Caso a saída de Silas se concretize — seja por licença ou por outros desdobramentos —, esta será a segunda mudança na bancada federal do Amazonas nesta legislatura. A entrada de João Carlos na Câmara dos Deputados abriria, por sua vez, uma vaga na Câmara Municipal de Manaus, que deverá ser assumida pelo primeiro suplente do Republicanos na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *